Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Como se diz “diga 33″ em outras línguas?

Como se faz o exame do “diga 33″ nos países que não falam a nossa língua?! A pessoa fica doente, é isso? Humberto Leite, Fortaleza, CE Cada língua adapta a sentença à sua maneira adotando uma frase cuja qualidade de ressonância no corpo seja alta. Mas algumas simplesmente traduzem, já que essa característica é a […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 8 set 2014, 13h58

Como se faz o exame do “diga 33″ nos países que não falam a nossa língua?! A pessoa fica doente, é isso?
Humberto Leite, Fortaleza, CE

33

Cada língua adapta a sentença à sua maneira adotando uma frase cuja qualidade de ressonância no corpo seja alta. Mas algumas simplesmente traduzem, já que essa característica é a mesma. Em inglês, fala-se thirty-three. O exame veio da literatura médica francesa, na qual o médico auscultava os dois lados do tórax do paciente, que falava trente-trois para identificar doenças como pneumonia ou pleurite.

Ao enunciar o número, os pulmões e os brônquios ressoam, e o doutor identifica se há alguma coisa errada. No entanto, o exame já não é mais usado para diagnosticar tais doenças, porque são sujeitos a erros de interpretação. No lugar, são adotados aparelhos de Raio-X, bem mais precisos e, claro, internacionalmente compreensíveis.

Continua após a publicidade

Publicidade