GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como se lança um satélite na mesma posição orbital de outro?

Como é que se lança um satélite exatamente na mesma posição orbital de outro – como no caso da substituição de um satélite de TV?
Wellington Alves Pinto, Coroaci, MG

Bem colocado, caro cidadão coroaciense, já que a manobra realmente não é das mais simples. O segredo de uma baliza espacial perfeita está nos chamados propulsores de apoio.

Os satélites são lançados ao espaço por foguetes potentes o suficiente para levar algumas centenas de quilos para fora do planeta e fazê-los entrar em órbita. Mas, como você já deve ter aprendido com aquela famosa fabricante de pneus, potência não é nada sem controle. E é aí que os propulsores de apoio aparecem.

Veja também

Funciona assim: após o lançamento, o satélite faz uma primeira “parada” em órbitas temporárias. A partir daí, os propulsores de apoio, menos potentes, encaminham o satélite para o destino final – com alto grau de precisão. É como estacionar numa vaga apertada. Em vez de entrar a 100 km/h, você faz lentas e pequenas manobras até encaixar.

 

Fonte: Antônio Bertachini, do Inpe

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s