GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como se mede relevo em outros planetas, sem o nível do mar de referência?

Há algumas soluções. Caso o planeta possua atmosfera, mesmo que tênue, os astrônomos podem determinar uma pressão atmosférica padrão. Quando a sonda Mariner 9 visitou Marte, em 1971, o marco zero escolhido foi de 610,5 Pa – o que é 165 vezes menor que a pressão atmosférica da Terra no nível do mar (o ar do Planeta Vermelho é muito rarefeito).

Atualmente – de acordo com este relatório sobre a padronização de constantes cartográficas e sistemas de coordenadas marcianos produzido pela Nasa e o Serviço Geológico dos EUA – o método da pressão atmosférico foi substituído por algo mais abstrato: um esferoide (isto é, uma bola ligeiramente achatada) com 3396,19 km de raio na vertical e 3376,2 km de raio na horizontal.

De acordo com Simon O’Toole, do Observatório Astronômico Australiano, na Lua, que nem atmosfera tem, o jeito é calcular o diâmetro médio da esfera. Como a Lua, bem como qualquer outro corpo celeste, também é um esferoide, é provável que a diferença entre o raio no equador e o raio medido de polo a polo também seja levada em consideração.

Para os gigantes gasosos como Júpiter e Saturno –  que, com exceção de um provável núcleo rochoso, consistem em uma imensa atmosfera –, este documento da União Astronômica Internacional recomenda que se utilize o ponto em que a atmosfera atinge a pressão de 1 bar, mais ou menos equivalente à pressão de uma atmosfera terrestre.

Vale lembrar, em uma nota deprimente, que o nível do mar na Terra é uma ilusão: graças às marés e outros fenômenos, há pontos da superfície dos oceanos que ficam acima ou abaixo do que seria o “nível do mar”. Modelos do planeta detalhados gerados por geólogos e geofísicos podem usar diferentes esferoides de referência conforme a necessidade.

Pergunta de Rivaldo Junior, Surubim, PE