Clique e assine com até 75% de desconto
Oráculo Por Blog Pode perguntar que a redação da SUPER responde: oraculo@abril.com.br

Daria para usar um corpo humano como bateria, como acontece em Matrix?

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 8 ago 2019, 14h31 - Publicado em 15 Maio 2019, 16h01

Sim. Só uma ressalva: baterias são usadas para armazenar energia, o corpo humano produz energia. 80% das calorias consumidas diariamente são perdidas para o ambiente em forma de energia térmica, de acordo com o físico Alexandre Suman de Araújo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Se fosse possível canalizá-la, um adulto manteria uma lâmpada de 80 W acesa o dia todo. Há pesquisadores trabalhando para que nossos wearable devices (como relógio e celular) possam carregar suas baterias assim.

  • Acontece que o corpo humano também precisa ser abastecido, como uma máquina. O nosso combustível vem das calorias dos alimentos, que em última instância obtém energia do Sol através da fotossíntese. Os criadores de Matrix levaram em conta esse detalhe: na distopia, os humanos vivos são nutridos pelos restos daqueles que morreram.

    O problema é que esse método não daria conta do recado se a intenção fosse sustentar uma sociedade de máquinas. A matéria-prima renderia bem mais se você queimasse as pessoas para aquecer as caldeiras de uma usina termoelétrica.  

    Continua após a publicidade
    Publicidade