GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Daria para usar um corpo humano como bateria, como acontece em Matrix?

Sim. Só uma ressalva: baterias são usadas para armazenar energia, o corpo humano produz energia. 80% das calorias consumidas diariamente são perdidas para o ambiente em forma de energia térmica, de acordo com o físico Alexandre Suman de Araújo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Se fosse possível canalizá-la, um adulto manteria uma lâmpada de 80 W acesa o dia todo. Há pesquisadores trabalhando para que nossos wearable devices (como relógio e celular) possam carregar suas baterias assim.

Acontece que o corpo humano também precisa ser abastecido, como uma máquina. O nosso combustível vem das calorias dos alimentos, que em última instância obtém energia do Sol através da fotossíntese. Os criadores de Matrix levaram em conta esse detalhe: na distopia, os humanos vivos são nutridos pelos restos daqueles que morreram.

O problema é que esse método não daria conta do recado se a intenção fosse sustentar uma sociedade de máquinas. A matéria-prima renderia bem mais se você queimasse as pessoas para aquecer as caldeiras de uma usina termoelétrica.  

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s