Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Dormir muito faz mal para a saúde? Ajuda a emagrecer?

Pergunta de Leonardo Vinicius Auresco, de Lisboa, Portugal

Por Oráculo Atualizado em 15 Maio 2017, 13h28 - Publicado em 7 Maio 2013, 12h33

É o seguinte, eu tenho uma amiga que dorme demais, o dia inteiro mesmo, e eu e meus amigos achamos que dormir tanto assim pode fazer mal. Ela não admite, mas nós sabemos que ela pensa que fazer isso emagrece (só tem essa explicação possível). Então a pergunta é: Dormir demais faz mal?
Leonardo Vinicius Auresco, Lisboa, Portugal

Cruzando o mar a responder-lhe, meu caro. Dormir demais não faz mal, mas indica que algo não vai bem com a saúde da sua amiga.

“Dormir demais está associado com uma maior mortalidade do que dormir de menos,” explica o médico Denis Martinez, autor de quatro livros sobre sono. Pode ser o caso de doenças comuns, como gripe, ou até de casos mais sérios, como depressão. “Dormir mais de sete horas e meia já é considerado demais,” diz Martinez. Sim, as oito horas não são tão necessárias assim.

Quanto à crença que dormir muito emagrece, o especialista esclarece: ocorre exatamente o contrário. Não passa de um mito. Quem dorme demais tem tendência maior à obesidade em comparação a quem dorme as sete horas e meia recomendadas.

Continua após a publicidade

Publicidade