GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

É verdade que em alguns países você não é punido por fugir da prisão?

Fugir do xilindró de fato não é crime em diversas nações – inclusive o Brasil. As constituições de Alemanha, Áustria, Bélgica e México são referência quando o assunto é interpretar a luta por liberdade como um direito humano fundamental.

É por isso que o prisioneiro que tenta dar no pé antes da hora, quer seja pego em flagrante ou dias após a escapada, não sofre consequências diretas em sua pena (como ter de cumpri-la do zero, ou ganhar uns anos a mais).

É diferente do que acontece em alguns Estados dos EUA: por lá, tentativas de fuga, ainda que frustradas, podem aumentar o tempo de cela.

O difícil mesmo é não cometer nenhum crime durante a fuga: arrombar um cadeado ou estourar uma porta, por exemplo, são destruição de patrimônio público. Molhar a mão do guarda é suborno; atacá-lo, agressão. 

De acordo com o advogado Henrique Apolinário, da ONG Conectas, a tentativa de fuga também faz o detento perder o selo de “bom comportamento”, que prevê facilidades como redução de pena ou saídas temporárias.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s