Clique e assine a partir de 8,90/mês
Oráculo Por Blog Pode perguntar que a redação da SUPER responde: oraculo@abril.com.br

O que as pessoas fazem quando ganham prêmios em barras de ouro?

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 1 jun 2020, 09h15 - Publicado em 1 jun 2020, 09h04

Elas vão até aqueles sujeitos que andam no centro com uma placa “compro ouro” pendurada no peito e vendem tudo para ele. Brincadeira. As pessoas que ganhavam o Show do Milhão nunca chegavam a encostar no ouro. Elas recebiam um certificado de posse do metal precioso, e então podiam assinar uma procuração que autorizava o SBT a negociar esse certificado e trocá-lo pelo equivalente em dinheiro.

Você pode se perguntar: então não era mais fácil o Silvio Santos depositar a grana direto na conta do vencedor? Claro que sim, mas isso é proibido por lei: a única instituição autorizada a distribuir dinheiro por aí, no Brasil, é a Caixa Econômica Federal, por meio das Loterias. De resto, as empresas podem sortear mercadorias nacionais e importadas, imóveis, pacotes de viagens ou passagens de avião, bolsas de estudo, ingressos para espetáculos como shows, peças de teatro etc. e, é claro, certificados de barras de ouro.

Atualização: desde dezembro de 2018, a fiscalização de sorteios e promoções não é mais realizada pela Caixa Econômica Federal, e sim pela Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria, do Ministério da Economia. A regra, porém, continua valendo. 

Publicidade