Clique e Assine por apenas 8,90/mês
Oráculo Por Blog Pode perguntar que a redação da SUPER responde: oraculo@abril.com.br

O que é melhor: esquentar o leite antes ou depois de pôr o achocolatado?

Por Luiza Monteiro - 7 jan 2019, 11h35

Na química, há algo chamado coeficiente de solubilidade. Ele determina quanto soluto (achocolatado) é possível dissolver em um solvente (leite) de acordo com a temperatura desse solvente. Quanto mais quente, melhor. A maioria dos achocolatados têm emulsificantes na fórmula, que servem justamente para facilitar a dissolução quando o leite está frio. Mesmo assim, essa não é a situação ideal. 

Você pode até argumentar: “mas que diferença faz a temperatura inicial se, de qualquer forma, eu aqueço o leite depois?” Faz alguma diferença: há uma boa chance de que se formem grumos de pó no leite frio. Eles são difíceis de desfazer, mesmo após uma passada no micro-ondas. Por outro lado, não se formariam se o leite já estivesse quente na hora de adicionar o achocolatado.

 

“Quando o leite está quente, o líquido entra mais na partícula e ela dissolve melhor”, explica Roberta Cruz Silveira Thys, professora de engenharia de alimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Continua após a publicidade

Só não adianta deixar o leite pelando e adicionar 12 colheres de chocolate. Se você colocar uma quantidade de pó maior do que o líquido consegue dissolver, uma parte inevitavelmente vai parar no fundo do copo.

Publicidade