Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

O que é uma bicicleta fixa?

O que é uma bicicleta fixa? Haja pedaladas! São aquelas em que os pedais giram sempre junto com a roda traseira. São chamadas de fixas porque só têm uma marcha: o câmbio é “fixo”. A maioria das bikes usa o sistema de “roda livre”: você pedala para frente, mas, quando para de pedalar, pode descansar […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 3 fev 2016, 11h23
iStock
iStock


O que é uma bicicleta fixa?

Haja pedaladas! São aquelas em que os pedais giram sempre junto com a roda traseira. São chamadas de fixas porque só têm uma marcha: o câmbio é “fixo”. A maioria das bikes usa o sistema de “roda livre”: você pedala para frente, mas, quando para de pedalar, pode descansar os pés em cima dos pedais enquanto as rodas seguem girando mesmo com os pedais parados. Nas fixas isso não rola. Enquanto a roda traseira gira, o pedal também se move. Por isso, elas até permitem que o ciclista dispense o freio manual – basta usar o pedal para diminuir a velocidade ou travar os pedais para pará-la de uma vez.

Fonte: Livro Essential Bicycle Maintenance & Repair


Post anterior: A Globo lucra com as ligações de quem vota no BBB?

Continua após a publicidade

Publicidade