Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.
Conteúdo para assinantes

Onde as formigas constroem os formigueiros?

Depende da espécie, já que existem até as que não constroem ninho

Por Da Redação 23 out 2018, 12h23

Depende bastante da espécie da formiga. Umas constroem sua casa acima do solo. Outras, abaixo. Já a formiga-carpinteira faz seu ninho em árvores ou em qualquer madeira disponível, tal qual os cupins.

Nesse mundo de mais de 13 mil espécies, há até as que estão mais para a cigarra boa-vida do que para a formiga da fábula: nem se dão o trabalho de erguer um formigueiro.

Em geral, a toca tem várias galerias, usadas para estoque ou transporte de detritos, por exemplo. As formigas traçam os caminhos por meio de feromônios, substância que permite que os insetos se comuniquem. Assim, nenhuma cava um túnel que não dê em lugar algum.

  • A disposição desses locais varia de acordo com a espécie, a dieta, o número de habitantes e o lugar onde o formigueiro é construído – quanto mais espaço, mais câmaras e túneis. No Brasil, é nas épocas úmidas e quentes que esses insetos costumam construir suas casas. Uma colônia pode viver por até 15 anos, que é a expectativa de vida da formiga-líder. Quer dizer, isso se um passarinho ou tamanduá não acabar com a graça antes da hora.

    Pergunta de Magda Savian, Araçatuba, SP

    Continua após a publicidade
    Publicidade