Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Para que serve o hímen?

Para impedir a entrada de resíduos de fezes ou urina na cavidade vaginal antes da puberdade.

Por Oráculo Atualizado em 22 out 2019, 11h53 - Publicado em 17 out 2016, 15h55

Para impedir a entrada de resíduos de fezes ou urina na cavidade vaginal antes da puberdade.

A partir da menstruação, as meninas passam a produzir uma defesa natural do organismo, o estradiol, hormônio bastante ácido que se encarrega de reduzir as chances de infecção genital.

Além disso, ao menstruar uma vez por mês, o próprio corpo providencia a troca do tecido que reveste o útero e isso ajuda a proteger o órgão de infecções.

  • Mas não existe muito padrão quando se fala em hímen – ele pode ser mais ou menos elástico, mais ou menos resistente, e geralmente não sangra. Ou seja: aquela clássica cena de sangue no lençol quando uma mulher faz sexo pela primeira vez é irreal para a grande maioria das pessoas.

    Os hímens também costumam sobreviver sãos e salvos ao uso de absorventes internos. O acontecimento que, de fato, mais rompe hímens mundo afora é um acidente: a chamada “queda a cavaleiro”, na qual a menina cai montada sobre uma cerca ou algo parecido. Coisa de criança travessa, e um tanto dolorido.

    Continua após a publicidade
    Publicidade