GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Pernilongos picam pessoas bêbadas?

Não só picam como preferem: um estudo realizado no Japão em 2002 com modestos 13 voluntários demonstrou que ingerir uma latinha de cerveja torna um Homo sapiens em média 20% mais suscetível a um pouso de um mosquito. Curioso é que tão pouca gente tenha topado beber de graça.

Outro estudo, que contou com mais voluntários e foi publicado por franceses em 2011, verificou 30% mais picadas após três latas. Os insetos detectam nossa presença com base em vários indicadores, como o gás carbônico expirado pelos pulmões, o calor exalado pelo corpo e o cheiro de moléculas presentes no suor (como o ácido lático).

Ninguém sabe por que o álcool deixa pernilongos ouriçados. Na verdade, sequer sabemos se a culpa é do álcool: há a possibilidade de que a atração por cerveja seja simplesmente um crush acidental pelas bolhas de CO2 que escapam da bebida gasosa. O jeito é testar também com refrigerante, para comparar – fica a ideia, caros biólogos.

Pergunta de Bruno Coelho, Varginha, MG.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s