GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que a banana nanica é grande?

Porque o “nanica” se refere ao tamanho da bananeira, e não ao do fruto.

Edson Perito Amorim – responsável pelo Programa de Melhoramento Genético de Bananas e Plátanos da Embrapa – explica assim: em algum momento da história, a planta que dá origem a esse tipo de banana (também conhecida como banana-d’água) sofreu uma mutação genética que fez com que ela ficasse anã. Para os padrões das bananeiras, é claro: sua altura não passa de 2 m. Para fins de comparação, a bananeira de onde nasce a banana-da-terra, por exemplo, pode crescer até 5 m, e a variedade Gros Michel, comum na América Central, atinge 8 m.

O nome científico da Nanica é Dwarf Cavendish, que significa Cavendish (subgrupo em que essa bananeira se encontra) anã. A grande naninca é a banana mais disseminada no mundo e uma das favoritas dos brasileiros, principalmente no Sul e no Sudeste. Não é à toa: ela tem polpa cremosa e sabor doce (quer dizer, docinho).