Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Por que a bandeira da China tem 5 estrelas?

A bandeira da China é vermelha por causa do comunismo. Mas por que tem 5 estrelas? Fernando Gomes de Freitas Júnior, Recife, PE Por causa dos excelentes serviços hoteleiros – não, brincadeira. Não há explicação oficial, mas a versão mais aceita é de que a estrela maior é o Partido Comunista e as 4 menores representam […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 17 jun 2016, 18h02
narvikk | iStock
narvikk | iStock


A bandeira da China é vermelha por causa do comunismo. Mas por que tem 5 estrelas?
Fernando Gomes de Freitas Júnior, Recife, PE

Por causa dos excelentes serviços hoteleiros – não, brincadeira. Não há explicação oficial, mas a versão mais aceita é de que a estrela maior é o Partido Comunista e as 4 menores representam as classes sociais mencionadas por Mao Tsé-tung em alguns de seus textos: o proletariado, a burguesia urbana, o camponês e a burguesia rural.

Há mais um detalhe, apontado por Kevin Tang, diretor da Câmara de Comércio Brasil-China: “As estrelas menores apontam para o centro da grande estrela. Isso simboliza o alinhamento do povo com o partido. Ao contrário da bandeira brasileira, onde o lema ‘Ordem e Progresso’ não é bem seguido, lá você pode ter certeza de que o PC é central. E ai de quem não obedecer”.

Post anterior: Por que algumas pessoas espirram ao olhar para o Sol?

Continua após a publicidade

Publicidade