Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Por que algumas pessoas não tomam choque no chuveiro?

Tenho 22 anos e moro com o meu irmão de 18 na casa dos meus avós. Quando eu ou ele tomamos banho, o chuveiro dá uns choques ~sinistros~, mas os nossos avós não tomam! Fizemos testes nas mesmas condições: todos com o pé no chão e tocando diretamente a torneira, eu e meu irmão tomamos […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 6 jul 2012, 13h49

Tenho 22 anos e moro com o meu irmão de 18 na casa dos meus avós. Quando eu ou ele tomamos banho, o chuveiro dá uns choques ~sinistros~, mas os nossos avós não tomam! Fizemos testes nas mesmas condições: todos com o pé no chão e tocando diretamente a torneira, eu e meu irmão tomamos choque e eles não sentiram nada. Por que isso acontece?
Luísa Cella, São Paulo, SP


boy magia.

É por causa da variação de resistência elétrica do corpo humano. “Essa resistência depende das dimensões e da massa do corpo, além de características fisiológicas como pele mais resistente e a quantidade de água no organismo”, explica Odilon Francisco Pavón Duarte, coordenador do Grupo de Eficiência Energética da PUCRS.

Uma pessoa mais gordinha leva a pior se comparada a alguém mais magro. Isso porque quanto maior for a pessoa, maior é a facilidade de a corrente elétrica passar pelo corpo. A espessura da pele também faz diferença, pois dificulta a passagem do choque – é por isso que uma mão calejada recebe uma corrente elétrica de intensidade bem menor que uma mão delicada. Talvez esse seja o motivo da imunidade de vossos velhinhos.

Líquidos como o sangue e o suor também são condutores de eletricidade. E aí entra a relação da quantidade de água no organismo: quanto mais água, maior será o choque. As mulheres levam desvantagem. Têm mais água no corpo e, portanto, são mais sensíveis. Por causa disso, sentem choques de intensidade maior que os homens.

Para evitar os choques sinistros, o professor recomenda: “Use chinelos de borracha durante o banho, verifique as condições da resistência elétrica do chuveiro e se ele está devidamente aterrado”.

 

(crédito da imagem: AMELIA SPEED formerly foxandfeathers)

Continua após a publicidade
Publicidade