GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que calça se bota e bota se calça?

Na verdade, podemos botar tanto a calça quanto a bota.

A palavra “bota”, nesse caso, é empregada para designar a terceira pessoa do singular do verbo botar. Esse vocábulo é usado no português coloquial e significa pôr, colocar. É possível empregarmos “bota” tanto com os substantivos bota como calça.

O mesmo raciocínio, porém, não vale para o verbo calçar, explica o professor do departamento de linguística, filologia e teoria literária do Instituto de Letras da UFRGS Luiz Carlos Schwindt. Isso ocorre porque cada verbo possui um significado que restringe o leque de seus complementos. O verbo calçar é mais restritivo que o verbo botar, por isso não podemos “calçar uma calça”, por exemplo. A opção seria vestir a calça, eliminando o trocadilho.

Segundo o professor Schwindt, a pergunta emprega palavras homófonas (mesmo som) e homógrafas (mesma grafia), porém com significados e funções diferentes. “Uma palavra é bem mais do que uma sequência de sons e letras; trata-se de uma associação necessária entre forma e significado.” Bonito, né?

Pergunta de Luis Eduardo Santelli, Niterói, RJ

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s