Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Por que calça se bota e bota se calça?

Entenda as diferenças no uso da palavra "bota" nesses dois casos

Por Oráculo Atualizado em 29 nov 2018, 12h11 - Publicado em 14 nov 2012, 18h01

Na verdade, podemos botar tanto a calça quanto a bota.

A palavra “bota”, nesse caso, é empregada para designar a terceira pessoa do singular do verbo botar. Esse vocábulo é usado no português coloquial e significa pôr, colocar. É possível empregarmos “bota” tanto com os substantivos bota como calça.

  • O mesmo raciocínio, porém, não vale para o verbo calçar, explica o professor do departamento de linguística, filologia e teoria literária do Instituto de Letras da UFRGS Luiz Carlos Schwindt. Isso ocorre porque cada verbo possui um significado que restringe o leque de seus complementos. O verbo calçar é mais restritivo que o verbo botar, por isso não podemos “calçar uma calça”, por exemplo. A opção seria vestir a calça, eliminando o trocadilho.

    Segundo o professor Schwindt, a pergunta emprega palavras homófonas (mesmo som) e homógrafas (mesma grafia), porém com significados e funções diferentes. “Uma palavra é bem mais do que uma sequência de sons e letras; trata-se de uma associação necessária entre forma e significado.” Bonito, né?

    Pergunta de Luis Eduardo Santelli, Niterói, RJ

    Continua após a publicidade
    Publicidade