GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que monges raspam a cabeça?

Antes de mais nada, é bom deixar claro que nem todo monge raspa a cabeça. Apenas os budistas obedecem a essa tradição – e tudo começou com o próprio Buda.

Ele, originalmente, era o príncipe Sidarta Gautama, herdeiro de um clã poderoso localizado no sul do território do Nepal, uns 5 séculos antes de Cristo. Gautama cortou o cabelo quando abdicou de sua posição, e fugiu do palácio para pregar sua fé pela Índia. Lá, onde a sociedade é estratificada, o tamanho e penteado de alguém são utilizados para identificar sua casta.

Assim, raspar o topete é um jeito higiênico de abandonar classe social, identidade, vaidade e gastos desnecessários com cabeleireiro e xampu. Por fim, vale uma curiosidade: os monges católicos utilizam outro corte famoso, em que só o topo da cabeça é raspado e fica um anel em volta. Ele representa a coroa de espinhos de Cristo.

Fonte: Buddhism for beginners, Thubten Chodron.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s