GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que não mandamos todo o lixo radioativo para o espaço?

Primeiro porque custaria mais dinheiro do que existe no mundo. A Nasa estudou essa possibilidade nas décadas de 1970 e 1980, mas os números foram desanimadores.

Para levar as 250 mil toneladas de detritos nucleares que há na Terra até o Sol – onde seriam incinerados num calorzinho de 5,5 mil °C –, seriam necessárias 15 milhões de viagens de foguete. A estimativa foi feita em 2016 por estudantes da Universidade de Toronto, no Canadá. A megaoperação sairia por módicos US$ 500 trilhões, ou mais de seis vezes o PIB mundial em 2017.

Veja também

Mandar tudo para o cinturão de asteroides localizado entre Marte e Júpiter seria só um pouquinho menos difícil: 4,5 milhões de lançamentos.

Além disso, há o risco de acidentes: lançamentos dão errado com frequência, e uma explosão durante a decolagem espalharia a radiação por aí em vez de sepultá-la nos céus.

Fontes: Associação Nuclear Mundial; Analysis of nuclear waste disposal into space

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s