GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que nomes como Andrea e Simone são masculinos em italiano?

Os nomes terminados em “e” provavelmente se fixaram como masculinos porque a forma terminada em “a” já era considerada feminina – como acontece em diversas línguas europeias aparentadas. Não há nada de masculino ou feminino nas letras em si. 

“Parece apenas que foi se criando um hábito, pelo qual em italiano não é estranho que um nome masculino termine em ‘a'”, explica Elisabetta Santoro, professora de linguística e língua italiana da USP. ” Para os nomes que terminam em ‘e’ parece mais fácil: embora alguns tivessem em sua origem também a versão em ‘o’ (Daniello, por exemplo), a existência da versão em ‘a’ para o feminino deve ter permitido que se fixasse a terminação ‘e’ para o masculino.”

Diversos nomes em “a”, como Andrea, costumam ser de origem grega – embora isso não seja regra. No caso grego, o masculino normalmente terminava em “s” (como em Andreas), mas podia, graças a transformações fonéticas naturais, acabar ficando só com o “a”. 

Pergunta de Guilherme Eler, repórter da SUPER

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s