GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que os volantes dos carros ficam nas laterais, e não no meio?

Há uma série de motivos. Um é aproveitamento de espaço: com o volante no centro, não haveria espaço para o passageiro.

Outro é visibilidade – algo que data da época em que os carros eram puxados por cavalos, em vez de motores. Quando há um congestionamento, o condutor precisa se esticar para a lateral para conseguir observar até onde vai a fila.

Um terceiro motivo é segurança: em uma rua de mão dupla, o condutor precisa estar na posição mais adequada possível para observar os carros que vêm no sentido oposto. Vale dizer que, do ponto de vista estritamente técnico, o volante centralizado seria o ideal para distribuir o peso pelo veículo. É por isso que carros de Fórmula 1 – ou os lendários superesportivos de rua da McLaren – posicionam o motorista bem no meio.

E um adendo: na época em que todo mundo andava a cavalo, só existia mão inglesa. Destros, que são maioria, montam o animal pelo lado esquerdo – e querem ter a mão direita, a da espada, virada para o cavaleiro que vem no sentido oposto em caso de duelo.

Só depois surgiu a mão francesa que vigora no trânsito do Brasil hoje; uma das muitas mudanças adotadas após a Revolução Francesa só para contrariar. Uma das justificativas práticas foi a seguinte: em veículos de carga puxados por diversos cavalos, com os animais organizados em duas filas, o condutor montava sempre o cavalo da esquerda mais próximo do veículo. Assim, a mão direita, que segurava o chicote, ficava posicionada no vão entre as duas filas de cavalos, e podia alcançá-los sem dificuldade.

Em última instância, porém, a tradição não resultou de só uma ou outra necessidade prática, e sim de muitos fatores econômicos, sociais e políticos da Europa do século 18.

Pergunta deLucas Strassburger, via Instagram

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s