GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Qual a mordida mais forte do mundo animal?

A do crocodilo-de-água-salgada, com força equivalente a 1,6 tonelada, é a mordida mais forte já registrada – o que não significa que seja a mais potente que exista. Cientistas fizeram simulações que mostram que a do tubarão-branco chega a 1,8 tonelada (um homem não passa de 131 kg, coitado).

O aparelho usado nas medições é o gnatodinamômetro. Hoje ele tem sensores digitais de pressão, mas antes era na gambiarra. Nos anos 1970, pesquisadores davam a pequenos tubarões sanduíches de peixes em que o recheio era uma camada de plástico. A profundidade da marca dos dentes determinava a força da mordida.

Fonte: Artigos Bite Force Recording Devices, de Tarun Prakash Verma, e Three-dimensional computer analysis of white shark jaw mechanics: how hard can a great white bite?, vários autores; Guinness World Records

Pergunta de Itaciara Sousa Lira

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s