Clique e assine com até 75% de desconto
Oráculo Por Blog Pode perguntar que a redação da SUPER responde: oraculo@abril.com.br

Qual a origem da expressão “ouvido de tuberculoso”?

Por Oráculo Atualizado em 18 mar 2020, 11h15 - Publicado em 18 jun 2014, 19h51

A expressão “ouvido de tuberculoso” é usada para definir uma pessoa que escuta coisas demais, que tem um ouvido muito apurado. “Mas a doença não aumenta a capacidade auditiva”, explica Eliana Dias Matos, pneumologista e coordenadora da Comissão de Tuberculose da nobilíssima Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Pelo contrário, em alguns casos raros, como a otite tuberculosa ou a meningite tuberculosa, a doença pode reduzir a audição do fulano.

A expressão, como você observou nas entrelinhas ao mencionar sua vovozinha, é antiga. Vem de antes da década de 1940, quando começaram a ser desenvolvidos os tratamentos para a tuberculose. Como a doença é infectocontagiosa, e antigamente não havia tratamento eficaz contra o mal, as pessoas eram segregadas, tanto em casa como em sanatórios.

Eliana diz que há duas explicações para a expressão. A primeira se deve ao fato de o doente, no passado, ser forçado ao isolamento, ao silêncio. “Com isso, eles ficavam mais atentos a ruídos do lado de fora”, relata. Outra explicação é oriunda do preconceito. Quando a pessoa descobria a doença, ficava ligada no que a comunidade ou a própria família comentava sobre o prognóstico da enfermidade. Nada impede que as duas explicações sejam corretas.

 

Continua após a publicidade
Publicidade