Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Qual a resolução em megapixels do olho humano?

Se houvesse uma comparação entre uma câmera fotográfica e a visão humana, quantos megapixels nossa visão teria? Lara Fonseca Jacob, Belo Horizonte, MG “É a resolução dos seus olhos, meu bem.” Ela teria 341.5 megapixels. Para chegar a esse número, é preciso entender como o olho funciona. Manuel Menezes de Oliveira Neto, doutor em Ciência […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 28 Maio 2013, 16h59

Se houvesse uma comparação entre uma câmera fotográfica e a visão humana, quantos megapixels nossa visão teria?
Lara Fonseca Jacob, Belo Horizonte, MG


“É a resolução dos seus olhos, meu bem.”

Ela teria 341.5 megapixels.

Para chegar a esse número, é preciso entender como o olho funciona. Manuel Menezes de Oliveira Neto, doutor em Ciência da Computação e professor da UFRGS, explica que, através de movimentos rápidos, o olho faz uma varredura da cena de modo contínuo e envia essas informações ao cérebro, que as combina e compõe as imagens.

Para cada grau do campo de visão, o olho faz 77 “ciclos”. Oliveira diz que, segundo a metodologia de um estudo publicado no Journal of Comparative Neurology, são necessários dois pixels para definir um ciclo, totalizando – na complicada matemática da visão – 154 pixels para cada grau do campo de visão. Assim, por exemplo, se considerarmos a imagem percebida por alguém que observa uma cena com um campo visual de 120 graus tanto na horizontal quanto na vertical, teríamos: 120 x 154 x 120 x 154 = 341.5 megapixels.

“Bem superior à capacidade da câmeras fotográficas atuais”, ressalta Menezes, antes que você abra uma aba no Google para ver a quantas andam as máquinas de hoje em dia.

(crédito da imagem: Ryon Edwards)

Continua após a publicidade
Publicidade