PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Qual o som de um osso de passarinho sendo quebrado?

Tenho uma dúvida que me atormenta há anos: se eu quebrar a perna de um passarinho, ouvirei o mesmo som ao partir um palito de dentes? Marinice, São Paulo Não, atormentada senhora. Estraçalhar os frágeis e delicados ossinhos de um passarinho emitiria um som suave e menos audível até mesmo que o da quebra de […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 1 nov 2013, 11h01

Tenho uma dúvida que me atormenta há anos: se eu quebrar a perna de um passarinho, ouvirei o mesmo som ao partir um palito de dentes?
Marinice, São Paulo

passarinho
Não, atormentada senhora. Estraçalhar os frágeis e delicados ossinhos de um passarinho emitiria um som suave e menos audível até mesmo que o da quebra de um palito. “A estrutura dos ossos longos dos passarinhos é muito leve e, na maioria das espécies (os passeriformes), o maior dos ossos (fêmur) é mais fino que um palito de dentes”, explica o professor da Escola de Veterinária da UFMG Nelson Martins. O primeiro faz ticzinho, o segundo faz tic.

Quer imitar o som da quebra da perna de um passarinho sem precisar fazer de fato isso? Envolva um palito em um pano fino antes de quebrá-lo. A não ser que você queira a turma do beagle invadindo sua casa.

Claro que dependendo do pássaro ou do osso, a intensidade dos sons varia um pouco. Os pneumáticos, como o úmero da asa, possuem estrutura leve e oca e produziriam um barulho mais baixo que o de um osso mais denso, como o rádio ou tarso-metatarso. “Em todos os membros, entretanto, a cobertura muscular atuaria como isolante acústico”, lembra o veterinário.

Martins ressalta que, além do fator crueldade, o ato pode gerar um prognóstico muito ruim para os passarinhos. Sim, não imaginava isso? “Fraturas têm grande impacto pela dor, imobilização, hemorragia, perfuração de vísceras e suscetibilidade aos predadores”, lembra o professor, que faz parte do Setor de Doenças das Aves da UFMG.

Continua após a publicidade

Quebrar osso não é lá das coisas mais agradáveis. Até o som fictício dá um calafriozinho:

(imagem: Randy Robertson)
(áudio: Sidney Turner)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.