Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Quando e como dividiram o ano em quatro estações?

Pergunta de Alexandre Carvalho, de São Paulo, SP

Por Oráculo Atualizado em 15 nov 2017, 12h01 - Publicado em 26 jul 2017, 17h50

Quando e como dividiram o ano em quatro estações? Quais foram os critérios para isso?
Alexandre Carvalho, São Paulo, SP

Foi bem antes de Vivaldi, Legião Urbana ou Sandy & Júnior.

Pitágoras já citava essa divisão no século 6 a.C. Para o grego, primavera, verão, outono e inverno correspondiam às fases da vida (infância, juventude, maturidade e velhice).

Mas o conhecimento das fases climáticas já existe desde o início da agricultura, há 12 mil anos. Sem saber as épocas ideais para plantar e colher, os homens ainda seriam coletores e caçadores nômades – os aglomerados urbanos só passaram a existir por causa da capacidade agrícola de produzir alimento em larga escala.

Um outro exemplo de conhecimento ancestral das estações é Stonehenge. O monumento de 5 mil anos marca com precisão o início do verão, em 21 de junho. Na data, o sol nasce exatamente sob a pedra principal de Stonehenge.

Fontes: Livros Vidas Íntimas dos Gregos Antigos, de Stephanie Budin, As Mais Belas Histórias da Mitologia, de Sergio Macedo, e Medindo o Céu, de Christiane Joost-Gaugier; IPMet (UNESP)

Continua após a publicidade
Publicidade