Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Quem inventou a história, a matemática, a geografia e a biologia?

Pergunta de Lucas Batini, Londrina, PR

Por Oráculo Atualizado em 9 jan 2018, 18h01 - Publicado em 21 set 2017, 13h21

Tenho 11 anos e quero saber quem inventou a história, a matemática, a geografia e a biologia.
Lucas Batini, Londrina, PR

Embora contar histórias e números, e observar as estruturas da Terra e da vida sejam fruto da curiosidade humana desde que o Homo é sapiens, essas disciplinas foram parar na sua vida por causa de gregos que viveram entre os séculos 6 e 4 a.C.

Senta que lá vem a história primeiro: os gregos Heródoto e Tucídides são tidos como os primeiros a documentar, com a escrita, os fatos de suas épocas com rigor.

Dentre os matemáticos, um dos primeiros conhecidos foi o grego Pitágoras, embora civilizações como a babilônica e a egípcia já tivessem sistemas matemáticos desde 3 mil a.C..

A geografia está no mapa desde pelo menos o século 9 a.C. – época em que os babilônicos começaram a mapear o mundo conhecido à época. Mas um dos primeiros geógrafos conhecidos foi o grego Anaximandro.

E a biologia moderna é cria de Aristóteles, o primeiro a estudar e classificar animais e plantas com afinco.

Fontes: Antonio Carlos Brolezzi, matemático da USP; Joana Maria Pedro, historiadora da UFSC; Aldo Mellender Araújo, biólogo da UFRGS