Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Saliva pode substituir lágrima para lubrificar os olhos?

Eu gostaria de saber se a saliva serve como lubrificante para os olhos do mesmo modo que as lágrimas. Por exemplo: se eu estou com os olhos ressecados, eu posso simplesmente passar o dedo na língua e em seguida nos olhos? Quais as diferenças na composição de ambas que impede ou não isso? Alex Cardoso, […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 12 fev 2014, 17h19

Eu gostaria de saber se a saliva serve como lubrificante para os olhos do mesmo modo que as lágrimas. Por exemplo: se eu estou com os olhos ressecados, eu posso simplesmente passar o dedo na língua e em seguida nos olhos? Quais as diferenças na composição de ambas que impede ou não isso?
Alex Cardoso, São Paulo, SP

 

“TO AQUI RINDO POTÁSSIOS”

risada

 

Não, chuchuzinho, não adianta tentar lamber o olho. A saliva não serve como lubrificante para os olhos.  “Ela é mais ácida do que a lágrima e pode irritar os olhos”, explica o oftalmologista Newton Kara José Jr., do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

A lágrima contém as substâncias certas pra hidratar o olho, como eletrólitos, lipídios, mucina e imunoglobulinas – assim como a saliva tem a composição certa para a boca. Por isso que lágrima é para olho e saliva é para a boca. Além disso, o dedo no olho pode machucar a córnea e levar bactérias para a região, o que pode causar conjuntivite. Ou seja, coisa de aloprado.

A vida é assim. Não inventem moda.

(foto: Charlie Stinchcomb)

Continua após a publicidade

Publicidade