Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Se a tela da TV de tubo é esverdeada, como ela reproduz a cor preta?

Ela não reproduz: o cinza continua igual. O seu cérebro é que faz o trabalho sujo.

Por Bruno Vaiano 26 ago 2019, 12h13

Simples: ela não reproduz. O preto que você vê na TV de tubo é o mesmíssimo tom acinzentado de quando a tela está desligada. Acontece que o nosso cérebro interpreta a mesma cor de maneiras diferentes quando a vê pura e quando a vê acompanhada de outras cores, no contexto da cena em que está sendo exibida.

De acordo com o psicólogo cognitivo Steven Pinker, de Harvard, esse é o mesmo fenômeno que permite que você identifique uma bola branca em uma sala escura como sendo branca – mesmo que, na prática, ela esteja cinza por causa da baixa luminosidade. O mesmo vale para um pedaço de carvão perfeitamente preto em uma sala bem iluminada. Ele fica cinza na prática por causa da luz incidente, mas seu cérebro sabe que ele é preto – e faz a compensação necessária.

“Nossa sensação consciente de cor e luminosidade corresponde ao mundo como ele é em vez de o mundo como ele se apresenta aos olhos”, escreve Pinker no livro Como a mente funciona. “O medidor de luz de um fotógrafo mostraria a você que mais luz ricocheteia de um pedaço de carvão que está ao ar livre do que de uma bola de neve dentro de casa.”

 

Continua após a publicidade
Publicidade