Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Se água é incolor, por que as nuvens são brancas ou escuras?

Se água é incolor, por que as nuvens são brancas ou escuras? Rogério M. Oliveira, Poços de Caldas, MG A cor da nuvem depende do tamanho das gotículas que a formam. Isso determina se a luz a atravessa ou não. Quando são minúsculas, não barram os raios de sol, deixando passar todos os comprimentos de onda da […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 1 fev 2016, 14h59
iStock
iStock


Se água é incolor, por que as nuvens são brancas ou escuras?

Rogério M. Oliveira, Poços de Caldas, MG

A cor da nuvem depende do tamanho das gotículas que a formam. Isso determina se a luz a atravessa ou não. Quando são minúsculas, não barram os raios de sol, deixando passar todos os comprimentos de onda da luz – cada comprimento forma uma cor. A soma de todas as cores resulta no branco.

Em uma tempestade, as gotas são mais numerosas e espessas. Assim, a luz do sol não passa e a nuvem fica escura. Mas isso depende da posição do Sol e de quem está observando. Por isso, é possível ver uma mesma nuvem com partes claras e escuras.

Fonte: Rachel Albrecht, do Departamento de Ciências Atmosféricas da USP.


Post anterior: É mais econômico acender o fogão com fósforo ou eletricidade?

Continua após a publicidade
Publicidade