Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Se aranha solta a teia da barriga, por que o Homem-Aranha solta do pulso?

Porque a teia dele é de mentira, oras

Por Oráculo Atualizado em 28 ago 2018, 12h03 - Publicado em 18 out 2013, 13h45
Reprodução/Marvel

Se a aranha retira o fio para teia de seu abdômen, por que o Homem-Aranha retira dos pulsos?
Itamar Florentino da Silva (assinante), residente em Itabuna, BA

Obrigado por ser assinante e fazer questão de dizer isso!

A teia do Homem-Aranha não é verdadeira. Calma, teteia. Nem mesmo no universo marveliano do herói, ela não é verdadeira.

Ao ser picado pelo aracnídeo radioativo, Peter Parker herdou várias supercapacidades, mas a fabricação da teia não foi uma delas. “Como Parker era um nerd interessado em ciências, ele resolveu esse problema criando uma teia artificial, que é disparada de um dispositivo preso em seu pulso”, explica Fabiano Silveira, especialista em quadrinhos e membro do ARGCast, podcast sobre quadrinhos e cultura pop em geral. Isso é o que consta na história original, criada em 1963, por Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko.

Como lembra Fabiano, na trilogia cinematográfica de Sam Raimi, por exemplo, o super-herói cria “naturalmente” sua própria teia e dispara pelos pulsos sem precisar de nenhum dispositivo. Bem, mas aí já é uma licença poética do filme. “Por um período, nos quadrinhos, depois de sofrer uma mutação, ele também chegou a criar naturalmente suas próprias teias. Mas o efeito não durou muito”, diz Fabiano.

spider-man
Foto: A.Currell
  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade