Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Se um mosquito da dengue for jogado pela janela de um prédio alto, ele cai?

Todo ano a campanha contra a dengue informa que o Aedes aegypti voa baixo. Então, se o mosquito está no 14° andar e eu espantá-lo pela janela, ele cairá? Marcio Rodrigues, Rio de Janeiro, RJ Belo jeito de derrubar zika, dengue e chikungunya, cara. Realmente, o mosquito não voa alto. Mas ele pode chegar bem […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h06 - Publicado em 5 Maio 2016, 13h44
André Valente
André Valente


Todo ano a campanha contra a dengue informa que o Aedes aegypti voa baixo. Então, se o mosquito está no 14° andar e eu espantá-lo pela janela, ele cairá?

Marcio Rodrigues, Rio de Janeiro, RJ

Belo jeito de derrubar zika, dengue e chikungunya, cara. Realmente, o mosquito não voa alto. Mas ele pode chegar bem fácil ao 14º andar (ou até mais) se entrar em um elevador ou se pousar no corpo de alguém.

Se por acaso o bicho sair pela janela a essa altura, ele não vai cair direto até o solo. O mosquito planará. Se houver corrente de vento, ele pode ser levado para um prédio vizinho, até em andares mais altos.

Como o inseto tem energia limitada para o voo, uma hora cansa e faz paradas em andares abaixo ou segue direto até o térreo.

Fontes: Carlos José Einicker Lamas, do Museu de Zoologia da USP, Sirlei Antunes Morais, bióloga e André Rugenski, geofísico.


Post anterior: Quem inventou que ETs têm cabeção oval e olhos pretos gigantes?

Continua após a publicidade
Publicidade