Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

A negociação dos países sobre o clima, em 83 segundos

Por Marina Franco Atualizado em 21 dez 2016, 10h34 - Publicado em 11 mar 2013, 10h30


Se a complexidade das reuniões internacionais sobre o clima faz com que você ignore o assunto, este vídeo do CICERO – Centro de Pesquisas Internacionais sobre Clima e Meio Ambiente*, da Noruega, pode ajuda-lo até a gostar do tema.

Nele, representantes da ONU – desenhados de acordo com o formato do mapa de cada país -, brigam e fazem alianças para tentar umacordo sobre a limitação das emissões de gases do efeito estufa, uma das principais pautas da Convenção sobre as Mudanças Climáticas.

Os entraves de anos de negociação foram resumidos nestes 83 segundos de animação:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=B11kASPfYxY?feature=oembed&w=474&h=267%5D

A grande briga acontece em torno da responsabilidade compartilhada, termo usado para dizer que tanto países desenvolvidos, que historicamente emitiram mais, quanto os que ainda estão em desenvolvimento devem contribuir para diminuir seu impacto no clima global.

O argumento dos Estados Unidos – que é do time dos industrializados e não aderiu ao Protocolo de Kyoto assinado em 1997 -, é de que todos os países devem cortar suas emissões. Mas a China, do time dos emergentes, se nega a pegar a tesourinha, alegando que tem direito a poluir – como os industrializados fizeram no passado -, já que agora está crescendo economicamente. Na animação, muitos apontam o dedo para os Estados Unidos, a Inglaterra e aUnião Europeia, dizendo “vocês causaram (o aquecimento global), agora consertem”.

Mas, em seguida, os países começam a enxergar a possibilidade de “comprar” créditos de carbono de outras nações que emitem menos do que sua cota estabelecida a partir de Kyoto. Assim surge um mercado de carbono, que estabelece ligações entre países dos dois times e complica ainda mais as negociações no âmbito da Conferência da ONU. Para entender melhor sobre estes temas, leia O que são créditos de carbono? e Como transformar ar em dinheiro.

O que você pensa dessa briga toda? Dá para dizer que um país tem mais razão do que o outro?

*CICERO

Leia também:
Blog COP de Mudanças Climáticas
COP17 define segunda fase de Kyoto e pacto global
Vídeo da Nasa mostra mais de 130 anos de aquecimento global em 26 segundos

Continua após a publicidade
Publicidade