GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Avião a energia solar voa por 14 dias sem parar e entra para o Guiness Book

Zephyr, um avião não-tripulado movido a energia solar, quebrou o recorde de vôo mais longo da história. Depois de 14 dias e 24 minutos no ar, ele aterrissou, hoje, em Yuma Proving Ground – um local deserto, no Arizona, subordinado ao Exército Americano e utilizado para a realização de testes de artilharia, munição, sistemas de armamentos aéreos, entre outros.

O recorde anterior de tempo de vôo não-tripulado era de 30 horas e 24 minutos, conquistado, em 2001, pelo RQ-4A Global Hawk, pilotado remotamente e utilizado pela Força Aérea Americana.

Sem precisar de pausas para reabastecimento, Zephyr também bateu a marca do Rutan Voyager, que tinha dois pilotos a bordo e realizaram uma volta ao mundo em 9 dias, 3 minutos e 44 segundos, sem parar, em dezembro de 1986.

Um oficial da Federação Internacional de Aeronáutica esteve presente durante a aterrissagem do Zephyr para testemunhar o feito. Assim, o avião terá seu lugar no Guiness Book.

Não por acaso, ele tem sido chamado de “Avião Eterno”. O  mais legal é que, apesar de o setor aeronáutico ser um dos mais poluentes em termos de emissões de CO2, por conta da queima do querosene, Zephyr não emite carbono durante a viagem.

Foto: QinetiQ

Visite o site do Planeta Sustentável e siga:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s