GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Caixa conserva alimentos de comunidades carentes sem geladeira

wakati2

Energia e tempo: dois bens preciosos no mundo; mais ainda, em países em desenvolvimento. A energia é escassa e cara, o que impede agricultores de terem geladeira para manter colheitas bem refrigeradas por tempo suficiente para a venda às famílias de comunidades carentes.

Para resolver essa corrida contra o tempo e evitar o desperdício de alimentos, o designer belga Arne Pauwels criou uma engenhoca bem legal chamada Wakati* (que significa tempo em swahili, língua oficial de países como Quênia, Tanzânia e Uganda).

Wakati é uma espécie de caixa capaz de armazenar de 200 kg a 400 kg de frutas e vegetais e mantida com energia solar. A ideia pode ter grande impacto nos rendimentos dos agricultores e nas vidas de família locais, já que preserva comida por mais tempo em regiões onde ter geladeira é luxo.

Como funciona? Um pequeno painel solar de três watts fica no topo da caixa. A energia gerada alimenta um ventilador que, gradualmente, evapora água de um pequeno reservatório. O sistema cria, então, um ambiente úmido e fresco dentro do Wakati. Por semana, é preciso apenas um litro de água.

Vale ressaltar que o Wakati não é uma geladeira, pois não controla temperatura. Não é, portanto, solução de longo prazo. Mas pode ser útil para conservar alimentos frescos por mais tempo em condições desfavoráveis.

Alimentos que duram apenas dois dias, por exemplo, podem durar até 10 dias, se armazenados na caixa. A Wakati pode, então, reduzir a quantidade de comida que vai para o lixo e aumentar os lucros dos produtores.

A tecnologia ainda está em fase de testes. Cerca de 100 sistemas já foram fornecidos para regiões necessitadas no Haiti, Afeganistão e em Uganda. Mas já existe um plano para começar a produção em larga escala em breve. Cada caixa deverá custar 100 dólares.

wakati1

*Wakati

Leia também:
Caixa conserva alimentos de comunidades carentes sem geladeira
Feias, mas saborosas: mercado francês dá desconto na compra de frutas e verduras imperfeitas
Mochila reciclada com placa solar leva luz a crianças da África do Sul
Menina de 17 anos inventa dispositivo que gera eletricidade e purifica água com energia do Sol

Fotos: Divulgação/Wakati

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s