Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Capacetes feitos de jornais prometem melhorar sistema de compartilhamento de bicicleta de Londres

Por Jéssica Miwa Atualizado em 21 dez 2016, 10h33 - Publicado em 12 set 2013, 14h20

capacete-de-jornal
*Jessica Miwa é repórter estagiária do Planeta Sustentável

O compartilhamento de bikes é cada vez mais comum nas metrópoles engajadas. Cidades como Amsterdã e Londres mostram o avanço desse sistema, mas já sofrem com o congestionamento de bicicletas, o que tem incentivado a busca por soluções inovadoras para questões específicas dessa modalidade.

É o caso dos jovens recém formados pela Royal College Of Art, universidade da capital inglesa, que criaram um capacete inusitado usando a técnica de papel machê.

A invenção, conhecida como Paper Pulp Helmet* , poderá resolver um grande problema do sistema de compartilhamento de bicicleta britânico, conhecido como ‘Boris Bike’, que não oferece qualquer equipamento de proteção nas estações. Para criar o capacete da foto, Tom Gottelier, Bobby Petersen e Ed Thomas aproveitaram os jornais esquecidos em ônibus e vagões de trens e metrôs, aperfeiçoando a técnica tradicional de papel machê.

Alguém duvida que um capacete feito de papel pode ser seguro? Segundo Petersen, testes de segurança já foram realizados e o equipamento criado pelos três designers está de acordo com as normas estabelecidas da Europa. Além dos benefícios ambientais e a segurança, a tecnologia adotada por eles permite maior circulação do ar, eliminando o superaquecimento desconfortável dos capacetes convencionais.

O passo-a-passo da produção promete ser simples: basta misturar o jornal com água, adicionar um aditivo orgânico – para que resista à chuva por, pelo menos, seis horas – e um pigmento natural – para diferenciar os tamanhos. Nada de químicos que agridem o meio ambiente. Por isso, depois do uso – o tempo de duração varia de acordo com o tipo de usuário: manuseio, se transpira demais etc -, os capacetes podem ser reciclados e transformados em novos.

Continua após a publicidade

Paper Pulp Helmet ainda é apenas um conceito, mas se for aprovada pela prefeitura londrina, cada unidade poderá ser vendida à £ 1,00 (aproximadamente R$ 3,45) em lojas ou máquinas de venda automática próximas do sistema de bicicletários.

Veja, no vídeo abaixo:

[vimeo 68492999 w=474 h=267]

*Paper Pulp Helmet

Foto: Divulgação

Leia Também:
As 20 melhores cidades do mundo para andar de bicicleta
Capacete com LED aumenta segurança dos ciclistas
9 ideias visionárias para melhorar a vida dos ciclistas

Continua após a publicidade
Publicidade