GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Carruagem em ponte estaiada de SP chama a atenção para a mobilidade urbana

O trânsito de São Paulo, símbolo mais evidente do problema de mobilidade que as cidades do Brasil enfrentam hoje, acaba de ganhar um novo veículo. Ele é diferente dos milhares de carros que chegam às ruas de São Paulo todos os dias. Na verdade, trata-se do resgate de um veículo antigo, uma carruagem puxada por quatro cavalos só que com concepção do artista plástico Eduardo Srur*.

Conhecido por realizar obras que remetem a problemas da cidade (veja alguns exemplos na Galeria ao céu aberto), Srur propõe uma reflexão sobre as formas de transporte utilizadas em São Paulo. O local escolhido para a instalação desta obra, esculpida em escala real, foi a ponte estaiada sobre o Rio Pinheiros, a 30 metros de altura. Para o artista, a ponte não resolve o problema de mobilidade da cidade (saiba mais no vídeo abaixo).

A proposta é alertar para a situação de caos que são Paulo atingiu com muitos carros em circulação, muitas vezes transportando uma única pessoa. Srur diz que seu papel é transformar o olhar das pessoas sobre a cidade.

Sua provocação foi enfatizada no última dia 19, véspera do Dia Mundial sem Carro, quando promoveu competição entre uma carruagem – puxada por um cavalo e na qual ele estava, na ciclovia da marginal – e um mini Cooper conversível – dirigido pelo piloto de Stock Car Ingo Hoffman na pista expressa. O resultado? Empate técnico.

Não é de se espantar? O que você achou desta intervenção urbana? Comente aqui!

Neste vídeo o artista fala um pouco mais sobre sua obra, que foi instalada pela primeira vez no dia 03/09, mas removida pela prefeitura da cidade. No dia 05/09 ela foi reinstalada na ponte, onde fica até o dia 15/10.

*Eduardo Srur http://eduardosrur.tumblr.com/

Leia também:
Labirintos de lixo, em exposição nos parques de SP
A Arte como salva-vidas
Por uma vida sem (tantos) carros

Siga o Planeta Sustentável:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s