Designer holandês cria saco para ‘descarte’ de objetos em bom estado
Todo mundo tem “aquele” cantinho com objetos encostados que funcionam bem, mas não são mais necessários. E eles devem ter ido parar lá, provavelmente, depois de uma faxina de final de ano e uma “dor no coração” por não se querer jogar fora algo em tão bom estado. Só que não dá para acumular tudo em casa para sempre, né?
Foi pensando nisso que o designer holandês Simon Akkaya teve uma ideia superbacana: criou um saco transparente, com faixa colorida e resistente a chuva ao qual deu o nome de Goedzak* (a expressão é equivalente a ‘simplório’, em português) para reunir apenas produtos que ainda podem ser utilizados por outras pessoas. Ou seja, que não são lixo.
Ao ver o saco criado por Akkaya, qualquer pessoa que passar pelo seu bairro – inclusive os vizinhos – se sentirá à vontade para abri-lo e levar para casa o que você não quer mais e não sabe para quem doar. Não é genial?
Uma campanha assim é um grande estímulo à reutilização de objetos de segunda mão, e ainda incentiva a adoção de um comportamento sustentável. Afinal, o que não tem utilidade para um pode ser “uma mão na roda” para outros, não? Você adotaria o Goedzak?
Leia Também:
‘Segunda mão’ está na moda
Tem objetos para doar? Faça uma “limpa” até 30/11 e ajude quem precisa!
Viva os seminovos!
Foto: Divulgação