Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Dia Mundial sem Carro: sociedade civil lança campanha “O governo da minha cidade não colabora”

Por Débora Spitzcovsky Atualizado em 21 dez 2016, 10h18 - Publicado em 21 set 2012, 10h00

No próximo sábado, 22/09, comemora-se o Dia Mundial sem Carro (DMSC)* e os questionamentos que surgem junto com a data já são velhos conhecidos dos brasileiros. Como incentivar as pessoas a adotar a bicicleta, se a infraestrutura cicloviária e a fiscalização no trânsito ainda são precárias? Como optar pelo transporte público inacessível, de má qualidade e caro? Como fazer uma simples caminhada pelo bairro, se as calçadas são mal desenhadas e, de modo geral, depredadas?

Para pedir maior atenção dos governantes para a questão da mobilidade urbana, diversas iniciativas da sociedade civil aproveitaram a data para se unir e lançar a campanha O governo da minha cidade não colabora. A ideia não é incentivar os brasileiros a deixar de aderir ao DMSC. Pelo contrário: a intenção é participar, mas deixando claro que os governos ainda têm muito a fazer para que os cidadãos possam desfrutar do “luxo” de deixar o carro em casa todos os dias da semana para usar outros meios de transporte de qualidade.

Como expressar isso? As iniciativas criaram um cartaz que diz: “Eu vou de …. no Dia Mundial sem Carro, mas o governo da minha cidade não colabora” e estão convidando todos os brasileiros a completar a frase com o meio de transporte que usarão neste sábado. Depois, é só divulgar a peça onde quiser: no blog, na assinatura do e-mail, no Facebook… O importante é mostrar que você gostaria de deixar o carro na garagem todos os dias do ano, mas precisa de meios de transporte de qualidade para isso. Que tal aderir?

Para dar uma ajudinha, a redação do Planeta Sustentável preparou alguns cartazes para você. Basta acessar a nossa galeria de imagens, salvar sua preferida no computador e compartilhar por aí!

Continua após a publicidade

Ah! E para não perder a piada…

 

Entre as organizações que fazem parte dessa mobilização estão: Greenpeace, Instituto Akatu, Bike Anjo, Caronetas, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e o projeto Cidades para Pessoas que, inclusive, tem um blog no site do Planeta Sustentável.

*Dia Mundial sem Carro 

Siga o Planeta Sustentável:

Continua após a publicidade
Publicidade