Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Ganhe dinheiro com eletrônicos usados

Por Débora Spitzcovsky Atualizado em 21 dez 2016, 10h30 - Publicado em 21 jul 2009, 16h26

MP3s, iPods, celulares e câmeras digitais… representantes clássicos da era consumista que vivemos! Praticamente todos têm, ou querem, um. Mas e depois que a “data de validade” desses eletrônicos passa? Ou quando surge uma tecnologia mais avançada e aposentamos nossos aparelhos antigos? O que fazer com eles?

Segundo estudos, na Inglaterra, só 11% dos celulares são reciclados, o que significa que, por ano, cerca de 20 milhões de aparelhos são jogados em aterros ou nos fundos das gavetas. Tudo isso em apenas um país. É muito lixo e, por isso, o Royal Mail – serviço postal nacional do Reino Unido – se uniu com algumas ONGs inglesas para fundar o movimento Simply Drop!

A ideia do programa é simples: você entra no site do projeto, cadastra seus eletrônicos usados e pede um “envelope verde”. Em alguns dias, você receberá o cartão na sua casa (que já vem com a postagem paga) para colocar o aparelho lá dentro e mandar de volta para o Simply Drop, rumo à reciclagem. Tem jeito mais simples dos ingleses serem ambientalmente corretos?

No site é possível acompanhar toda a rota do seu eletrônico, para saber se, de fato, ele está sendo reciclado. E não é só isso!  A melhor parte ficou para o final: se o aparelho estiver funcionando direito, o Simply Drop ainda paga por ele. É possível escolher se você fica com o dinheiro ou doa a quantia para a caridade. E aí, o que você faria?

Leia também:
Reciclagem de lixo eletrônico deixa a desejar
Lixo eletrônico: consumidores fazem toda diferença
Reciclagem de celulares

Foto: Marcelo Kura

Continua após a publicidade
Publicidade