Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Google Earth mostra os impactos do aquecimento global

Por Livia Aguiar Atualizado em 21 dez 2016, 10h33 - Publicado em 3 dez 2010, 08h58

Enquanto os representantes de 193 países + União Europeia estão em Cancún, na COP16 – Conferência da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, quebrando a cabeça para assinar um acordo que leve à desaceleração efetiva do aquecimento global, o Planeta Sustentável pergunta pra você: o que significaria esse aquecimento rápido da Terra? Que conseqüências ele traria para a nossa vida e a vida dos nossos filhos e netos?

Uma série de projetos do Google Earth mostram direitinho tudo que pode acontecer. A partir de arquivos .kmz (que podem ser baixados e executados pelo programa), é possível ver:

– o derretimento da Groelândia de 1980 até 2007;
– as emissões de CO2 de 2005 em cada país;
– o que ocorrerá em Bangladesh (na Ásia) caso o nível do mar suba 1, 2, 3, 4 metros; as projeções de precipitação de chuva caso as emissões de carbono continuem aumentando;
– as projeções de expansão da dengue pelo globo…
É assustador ver o quanto o planeta mudou (e pode mudar) devido ao aumento da temperatura.

Uma apresentação em vídeo (um pouco longa, mas bastante interessante) mostra alguns desses dados. Narrada pelo ex-secretário-geral da ONU e Prêmio Nobel da Paz em 2001, Kofi Annan, a apresentação foi preparada especialmente para a COP16.

Continua após a publicidade

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=nIzUTAQbXgc&w=640&h=385]

Assista a outros tours climáticos e também baixe as apresentações em .kmz para observar as consequências das mudanças climáticas. Também dá pra criar as próprias apresentações utilizando a base de dados do Google Earth.

Leia mais:

COP16 pode aprofundar Acordo de Copenhague
COP16: guia para leigos

Mudanças climáticas

Visite o site do Planeta Sustentável e siga:

Continua após a publicidade
Publicidade