Clique e assine a partir de 8,90/mês

Hamburgo, na Alemanha, quer tirar carros das ruas em 20 anos

Por Débora Spitzcovsky - Atualizado em 21 dez 2016, 10h31 - Publicado em 13 fev 2014, 09h00

hamburgo-alemanha-tirar-carros-rua

A prefeitura de Hamburgo começou 2014 decidida a acabar com a dependência de carros para se locomover pela cidade, que é considerada a segunda maior da Alemanha. A promessa veio junto com o lançamento oficial do plano Grünes Netz (Rede Verde, em português).

O que ele propõe para se livrar dos automóveis? Nada muito mirabolante, acredite! A ideia do governo hamburguês é, na verdade, bem simples: ampliar as áreas verdes do município – desde parques e jardins comunitários até cemitérios – e, simultaneamente, construir ciclovias e passeios para pedestres que interliguem todos esses locais.

Assim, quando for concluído, em no máximo 20 anos, o plano Grünes Netz garantirá que os moradores da cidade não precisem tirar o carro da garagem para se locomover. Apenas se, realmente, fizerem questão – e, para o governo, os alemães são apaixonados demais por magrelas para desperdiçar a oportunidade de pedalar de um destino a outro, caso realmente tenham essa possibilidade.

Continua após a publicidade

Ainda que o plano de extinguir os carros das ruas não seja 100% bem-sucedido, a cidade de Hamburgo só tem a ganhar com o plano Grünes Netz. Afinal, áreas verdes e ciclovias nunca são demais nas áreas urbanas. Bem que o governo brasileiro poderia ter começado o ano assim, animado, como os alemães, não?

Foto: Prefeitura de Hamburgo/LGV

Leia também:
Não dá mais para ir de carro
Mackinac Island, uma cidade sem carros
Dez soluções para reduzir o trânsito
Livro mostra como morar em São Paulo sem usar carro
Para eles, todo dia é Dia Mundial Sem Carro
Quais as vantagens de uma cidade com menos carros?
Troque o carro pela bicicleta

Publicidade