GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Intervenção urbana com musgo

A natureza às vezes invade o meio urbano (tudo bem, nós sabemos que aconteceu exatamente o contrário, mas como a predominância do concreto é bem mais evidente hoje, a frase até que está certa). E é só repararmos para ver que chega até ser bonita esta invasão. Mas e se déssemos uma forcinha?

A artista e ilustradora Anna Garforth achou um meio interessantíssimo para colocar a natureza no concreto nosso de cada dia. O projeto chamado Mossenger (uma brincadeira com a palavra “moss”, ou musgo, e “messenger”, mensagem) compila grafites com trechos de poemas feitos só com musgo! Ela os coloca em paredes com os desenhos das letras e compõe a mensagem. Dupla. A primeira é o que as palavras dizem e a segunda a que representa o musgo.

Segundo o site, “o musgo age como uma alternativa saudável ao spray das tintas, e que eventualmente pode se proliferar e cobrir toda a parede”. Essa forma de grafite, então, além de trazer à tona o questionamento sobre a natureza X o meio urbano, questiona o uso dos sprays para os grafites tão comuns aqui no Brasil (principalmente São Paulo).

Grafite mais do que sustentável. Até se assemelha à Guerrilha Gardening!


ATUALIZAÇÃO:
O site Environmental Graffiti publicou uma receita para que você faça seu próprio grafite com musgo, e deixe os sprays de lado. Pegue os três primeiros ingredientes abaixo e bata no liqüidificador. Vamos lá:

– musgo (claro!);
– 1 pote de iogurte natural;
– 1/2 colher de chá de açúcar;
– pote de plástico com tampa;
– pincel;
– borrifador;

O grande problema é que para cada clima, o musgo cresce diferente. Se você for fazer dentro de casa, borrife bastante água constantemente. Quando ele já estiver grande, transporte-o para a área que você desejar.


OBS.: nós não testamos a receita, então, não temos como garantir que dará certo 😉

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s