Marte é o planeta Terra amanhã?

Por Jéssica Miwa
Atualizado em 21 dez 2016, 10h31 - Publicado em 19 dez 2013, 07h00

sera-marte-futuro-de-terra
A imagem acima poderia ser de algum lugar da Terra, não? Mas não é. A paisagem é marciana e mostra o planeta há 4 bilhões de anos. Qualquer semelhança pode ser não ser mera coincidência…

Era uma vez, há bilhões de anos, um planeta muito parecido com o planeta Terra. Lá, havia camada atmosférica, água líquida, montanhas e – quem sabe?! – até mesmo seres vivos. Este planeta, caros leitores, era – pasmem!!! – Marte.

Sim, é isso mesmo! A Nasa, agência espacial americana, divulgou vídeo que mostra como era o “planeta vermelho” há quatro bilhões de anos, e é resultado de investigação que visa apresentar os motivos pelos quais Marte perdeu sua atmosfera.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=sKPrwY0Ycno?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Depois de muitos estudos sobre as mudanças climáticas locais, os cientistas americanos concluíram que o clima desse planeta era mais quente por conta da densa camada atmosférica, muito semelhante à da Terra de hoje.

As condições atuais de Marte – que apresenta baixa pressão atmosférica e frio dominante – impedem que o planeta tenha água líquida, como já houve um dia. Mas ainda não é possível afirmar se o clima habitável durou tempo suficiente para que surgisse vida no planeta.

A animação é uma das mais complexas já produzidas pela Nasa e as semelhanças entre os ‘dois mundos’ podem não só surpreender como assustar. Diante de tais evidências, fica muito fácil pensar que talvez seja esse o futuro do nosso planeta. Será que as mudanças climáticas, que já se manifestam, indicam que o futuro da Terra é Marte?

Em setembro de 2014, a Nasa deverá ter resultados mais efetivos da missão enviada em novembro à Marte. A data coincidirá com a apresentação da síntese do 5º Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, cuja primeira parte foi lançada este ano, como mostramos em nosso Blog do Clima. Vamos aguardar.