Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Paris sustentável: Torre Eiffel vai produzir energia limpa e filtrar água da chuva

Por Débora Spitzcovsky Atualizado em 21 dez 2016, 10h30 - Publicado em 3 abr 2014, 11h04

paris-sustentavel-torre-eiffel-energia-limpa

A capital francesa anda dando show de sustentabilidade: depois de liberar o transporte público gratuito por um fim de semana para combater a poluição e adotar rodízio rigoroso de veículos, Paris vai esverdear um de seus maiores símbolos, a Torre Eiffel.

A edificação está passando por uma série de obras no primeiro andar. Entre elas, a instalação de painéis solares e turbinas eólicas para que passe a produzir energia limpa para autoabastecimento. O consumo energético no local, inclusive, deve diminuir bastante, já que todas as lâmpadas serão trocadas por modelos LED, que são mais econômicos.

E não é só isso: a Torre Eiffel ainda contará com sistema de captação de água da chuva e medidas de acessibilidade. Se todas as novidades verdes não forem suficientes para estimular os turistas a visitar o símbolo de Paris, tem mais. Com a reforma, o local vai ganhar museu ao ar livre, anfiteatro e piso transparente, para que os visitantes possam enxergar o chão a 57 metros de altura.

As obras de restauração, projetadas pelo escritório de arquitetura Moatti-Rivière, vão custar 24,9 milhões de euros e devem terminar no final de 2014. Partiu França para conferir o resultado?

Foto: Tom Bricker/Creative Commons

Leia também:
Francês viaja o mundo construindo jardins verticais nas cidades
Jardim vertical ‘nasce’ em prédio de Paris
Porto de Lyon, na França, passa por revitalização verde
Prefeito de Paris planeja renovar margens do Rio Sena
E se a Torre Eiffel virasse uma árvore gigante?
Landes: museu francês feito de madeira

Continua após a publicidade
Publicidade