Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Pinóquio contra a AIDS: no Brasil, 1 em cada 4 portadores não sabe que tem o vírus

Por Marina Maciel Atualizado em 21 dez 2016, 10h29 - Publicado em 28 nov 2013, 10h00

pinoquio-aids

A AIDS está fora de controle, mas ninguém está falando muito disso, reparou?

No mundo, 34 milhões de pessoas têm o vírus HIV e 1,7 milhão de pessoas morreram por causa da doença em 2011, revela a Unaids. Só na Europa, 650 mil cidadãos são portadores do vírus HIV e não sabem. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, há entre 490 mil e 530 mil infectados, mas uma em cada quatro pessoas não sabe que tem o vírus. Por isso, é tão importante – e vital! – se prevenir.

Esta é a mensagem da ONG francesa AIDES*, que usou o personagem Pinóquiocriado pelo italiano Carlo Collod – no qual o boneco de madeira vê seu nariz crescer a cada mentira que conta. No vídeo produzido pela ONG – que você pode assistir no final deste post – um rapaz “de madeira” diz à parceira que não tem camisinha, mas que não há riscos em ter relações sexuais sem o preservativo. Nisso, o nariz do moço cresce… E aparece a mensagem “Às vezes, você pode mentir sem saber”.

A frase lhe soou familiar? O Pinóquio do filme parece que não teve má fé, mas poderia ser uma das tantas pessoas do planeta que portam o HIV e não sabem. O melhor, então, é não correr riscos, certo? Especialmente porque na vida real não há avisos desse tipo.

Em 20 anos, a AIDS passou de 35º lugar para a vergonhosa 5ª posição de maior causa de mortes por doenças no mundo todo (2010). Isso é o que revela o GBD – Global Burden of Disease 2010, que também aponta que o HIV entrou para a lista dos 12 maiores problemas mundiais de saúde.

Continua após a publicidade

Pensando em conscientizar sobre a gravidade da doença e em eliminar o preconceito sofrido pelos portadores do vírus HIV, as Nações Unidas instituíram o Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS, celebrado em 01/12, desde 1988.

Mas não é para pensar na questão apenas nesta data, nem para ficar paranoico e achar que vai pegar a síndrome por suor, beijo ou por compartilhar objetos com portadores! Para se prevenir, basta não abrir mão da camisinha nas relações sexuais e usar somente seringas descartáveis, seja qual for a situação. Gestantes também devem fazer o teste de HIV durante o pré-natal, assim os bebês podem nascer livres da doença.

Agora assista ao vídeo da campanha com o Pinóquio, em inglês, abaixo:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=videoseries?list=UUJ24mTwxSj-xyOvHXXNkgRw&w=474&h=267%5D

*AIDES

Leia também:
Pinóquio combate a AIDS
Taxa de mortalidade por aids cai 71,1% em São Paulo
Livro narra a história do tratamento da Aids no Brasil
O chip que diagnostica AIDS em 15 minutos
ONU: tratamento contra Aids será universal até 2015

Foto: Reprodução/YouTube

Continua após a publicidade
Publicidade