Clique e assine a partir de 8,90/mês

Reformar casas de favelas em 5 dias, com até 5 mil reais? É claro que dá!

Por Marina Maciel - Atualizado em 21 dez 2016, 10h25 - Publicado em 19 jan 2015, 10h00

reformar-casas-de-favelas-em-5-dias-com-ate-5-mil-reais-claro-que-da

Não são muitos os exemplos de empresas que conseguiram se conectar a comunidades para desenvolver negócios benéficos para a sociedade, com preços acessíveis, e financeiramente sustentáveis. O Programa Vivenda*, focado em habitação social, é um desses bons exemplos de empreendedorismo.

Idealizado em 2009 por três brasileiros – o administrador Fernando Assad, o arquiteto Igiano Lima e o historiador Marcelo Coelho –, o negócio social tem como objetivo reformar casas de favelas com mão-de-obra qualificada, em pouco tempo e com valor justo, já que a margem de lucro é muito pequena.

A empresa só começou a funcionar, de fato, em maio de 2014. Em sete meses, reformou 72 residências na periferia. Todas as obras foram realizadas em até cinco dias depois que o projeto for aprovado, custaram até cinco mil reais e o valor pôde ser parcelado em até 12 vezes.

Continua após a publicidade

E mercado para a iniciativa não falta: Assad estima que 12 milhões de moradias populares no Brasil enfrentem problemas estruturais, como falta de ventilação, vazamentos, muita umidade e mofo, que comprometem a saúde da população de baixa renda.

A frente de ação do Programa consiste em quatro kits de reforma: para banheiro, revestimento, ventilação e antiumidade. Para realizar as reformas, a empresa monta um escritório dentro da comunidade que será atendida (atualmente, opera no Jardim Ibirapuera, na zona sul de São Paulo), e lá trabalham arquitetos, pedreiros, ajudantes, estagiários e equipe de venda.

reformar-casas-de-favelas-em-5-dias-com-ate-5-mil-reais-claro-que-da4 reformar-casas-de-favelas-em-5-dias-com-ate-5-mil-reais-claro-que-da6 reformar-casas-de-favelas-em-5-dias-com-ate-5-mil-reais-claro-que-da7 reformar-casas-de-favelas-em-5-dias-com-ate-5-mil-reais-claro-que-da3 reformar-casas-de-favelas-em-5-dias-com-ate-5-mil-reais-claro-que-da5 reformar-casas-de-favelas-em-5-dias-com-ate-5-mil-reais-claro-que-da2

*Programa Vivenda

Continua após a publicidade

Fotos: Divulgação/Programa Vivenda

Leia também:
Projeto reforma casas na periferia com até 5 mil reais
Caixa conserva alimentos de comunidades carentes sem geladeira
Mochila reciclada com placa solar leva luz a crianças da África do Sul
Menino de dez anos cria empresa de reciclagem e doa lucro para crianças sem-teto

Publicidade