Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vá a um show do Linkin Park – e ajude a melhorar o mundo

Por Marina Maciel
Atualizado em 21 dez 2016, 10h30 - Publicado em 9 fev 2015, 10h00

va-a-um-show-do-linkin-park-e-ajude-a-melhorar-o-mundo2

Você pode não saber, mas a banda de rock norte-americana Linkin Park quer inspirar seus fãs (são mais de 67 milhões, só no Facebook!) – e a indústria musical como um todo – a tornarem o mundo um lugar melhor. Não é algo novo, mas um projeto permanente, adotado pelos seis integrantes do grupo desde 2005.

Calma, já vamos contar tudo. Fiquei sabendo dessas ações da banda em junho de 2012, em plena Rio+20. No evento Rio+Social, que estava cobrindo para o Planeta Sustentável, assisti à apresentação que fizeram para estimular o debate a respeito da energia renovável para todos… por meio da música. É o projeto Power the World*, que existe até hoje e fornece, entre outras coisas, energia solar para hospitais na Uganda e fogões movidos a biogás para casas no Nepal.

Agora, a campanha é outra: estimular os fãs a se cadastrarem como doadores de medula óssea. Estima-se que a ação já ajudou a salvar 17 vidas. Realizada em parceria com a organização Love Hope Strength* (em português, “Amor Esperança Força”), a campanha realiza coleta de saliva das pessoas interessadas a doar, antes do começo do show. Quando o possível doador é compatível com o do receptor, o fã é contatado.

Quer mais? Em 2005, a banda lançou o Music for Relief* (“Música para o Alívio”, em tradução livre), uma organização de caridade que tem como objetivo prestar socorro às vítimas de catástrofes naturais e combater as mudanças climáticas. O projeto, que ainda está em andamento, já arrecadou US$ 6 milhões, plantou mais de um milhão de árvores e convidou fãs para realizar limpezas coletivas em parques públicos.

Continua após a publicidade

Na verdade, toda essa mobilização da banda para o bem começou como uma resposta à devastação causada pelo tsunami e terremoto no Oceano Índico, em 26 de dezembro de 2004. Para chamar atenção para outro desastre, o terremoto no Haiti, em 2010, Linkin Park lançou o videoclipe “Not Alone”, com intenção de angariar fundos para ajudar as vítimas. Assista, abaixo:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=lrbL1s9qwBs?feature=oembed&w=474&h=267%5D

Não para por aí: os impactos ambientais das turnês da banda são minimizados por meio da ONG Reverb*. Eles também organizam visitas aos veteranos norte-americanos das guerras no Iraque e Afeganistão, junto à fundação IAVA*, para combater o alto índice de suicídios, principalmente.

Mas a banda conta que a parte mais difícil é ampliar os projetos, descobrir maneiras de envolver outros artistas e outros setores da indústria musical como um todo. Seria bem melhor se todos cooperassem e juntassem forças para fazer mais “barulho”, não concorda?

Continua após a publicidade

*Power the World
*Love Hope Strenght

*Music for Relief
*Reverb
*IAVA

Leia também:
O que Linkin Park nos ensina sobre generosidade
Linkin Park incentiva doação de energia sustentável a mães africanas
Mito do rock se junta a campanha para salvar floresta tropical
Músicas Pop e Rock fazem células solares produzirem mais energia
Para assistir show de rock, metaleiros doam cabelo para crianças com câncer

Fotos: Divulgação

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.