Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Se Conselho Fosse Bom Por Blog Coluna semanal de perguntas práticas, sentimentais e existenciais enviadas por leitores da SUPER. Por Karin Hueck

“Devo mudar de país com o meu namorado ou ficar aqui e trocar de carreira?”

Vale a pena largar tudo no Brasil por alguém? E o que fazer com uma namorada que tem dúvidas sobre a sua sexualidade?

Por Karin Hueck Atualizado em 21 jul 2017, 15h22 - Publicado em 20 jul 2017, 15h35

Tenho 24 anos, terminei recentemente faculdade de biologia e já faz 2 anos que penso em fazer vestibular para medicina mas desisto da ideia porque sempre penso que é difícil e não sou muito inteligente, blá blá blá. Tenho um namorado a mais ou menos 2 anos também e que quer muito sair do Brasil e está tomando ações concretas para ir morar fora e quer que eu vá com ele. E aí que vem a complicação, porque se eu começar a estudar pra medicina e passar, são 6 anos de curso, e se nesse tempo ele for admitido como cidadão nesse outro país? O que devo fazer? Ficar e ir atrás desse sonho ou ir embora com o cara que eu amo? Ele diz que eu deveria tentar porque sabe que é meu sonho, mas não sei se vale a pena tentar se eu decidir ir embora depois.
– Pessoa muito muito confusa.
– Cara pessoa.
Realmente, entrar em uma faculdade de medicina exige muita dedicação e muito tempo. Não me parece que você está tããão a fim de se dedicar a essa troca de carreira, se faz dois anos que você pensa em se matricular no vestibular, mas não se inscreve. Isso não quer dizer que medicina não seja o seu sonho – só mostra que talvez você não queira se sacrificar tanto assim. E não tem nenhum problema nisso – você pode escolher o caminho que quiser para ser feliz, e nem todo mundo precisa ficar anos e anos estudando para o vestibular para se sentir realizada. Por isso, penso que a principal questão aqui não é a faculdade de medicina, mas a sua vontade de mudar de país por alguém. Você tem esse desejo? Consegue se imaginar em outro lugar, talvez fazendo uma pausa na sua carreira? Você tem certeza de que quer ficar com o seu namorado por um tempo indeterminado? Qualquer resposta honesta para essas perguntas pode apontar o seu caminho.

 

Minha namorada acha que tenho um caso com homem, mas eu não tenho. Acho que, só porque um amigo disse que é meu irmão e me ama como um irmão, não significa que eu tenha um caso com homem ou seja gay ou bissexual. O que eu faço?
– Amigão
– Caro amigão
Tem algo que você pode fazer, sim: repensar se vale a pena namorar essa menina. Amigos podem se amar e declarar o quanto gostam um do outro – e não tem nada de estranho nisso. O que é estranho é ela desconfiar do seu relacionamento com ela. Se você diz que é hétero, não tem motivo para ela ficar te questionando isso. Me parece que ela é muito ciumenta e quer todo o seu afeto só para ela, ou ainda quer controlar todas as suas relações com outras pessoas. Isso, sim, é um problema.

Continua após a publicidade
Publicidade