Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Se Conselho Fosse Bom Por Blog Coluna semanal de perguntas práticas, sentimentais e existenciais enviadas por leitores da SUPER. Por Karin Hueck

“Vi no Facebook que uma amiga ganha R$ 8 mil, e eu tenho dívidas. Sou um fracasso?”

Por que a grana do vizinho sempre parece mais verde?

Por Karin Hueck Atualizado em 5 jan 2018, 13h42 - Publicado em 5 jan 2018, 13h37

Tenho 28 anos e não tenho nada, estou no último ano da faculdade de psicologia e tenho empréstimos para pagar. Por causa dos estágios, não consigo achar um emprego e esses dias me senti uma sacolinha de mercado quando uma conhecida postou no Facebook que ela estava ganhando 8 mil temers! E que resolveu pedir conta do banco onde trabalhava para se arriscar a dar consultoria, e agora está ganhando mais que 8 mil. Me senti inferior, ela é casada, mora em apartamento e ganha horrores. Eu entendo que fiz escolhas que vão mudar minha vida mas a espera também é frustrante.
– Comparação cruel
Cara comparada
Não consigo imaginar que tipo de pessoa postaria no Facebook que está ganhando mais de 8 mil reais – algum tipo de sociopatia ela deve ter. Lembre-se que, para cada amigo que aparece brilhando muito nas redes sociais, há uma centena de pessoas com vidas completamente banais: com rotinas entediantes, e até com dificuldades maiores do que as suas. Mas ninguém, é claro, posta isso na timeline. Use o Facebook com cautela e nunca como base de comparação. Diversos estudos já mostraram que ele deixa as pessoas mais infelizes. Já a sua vida me parece bem sob controle. Você está fazendo um curso legal que, embora possa demorar a dar retorno financeiro, tem todo o potencial de te fazer feliz. Você está agora em uma fase em que não pode trabalhar, mas daqui a um ano já poderá correr atrás dos seus sonhos. Aguente firme, você está muito bem encaminhada.

Publicidade