Ainda hoje: Asteroide gigante vai passar pertinho da Terra

Por Tânia Vinhas
Atualizado em 21 dez 2016, 10h18 - Publicado em 8 nov 2011, 16h03

Com tanta notícia de satélites caindo na Terra ultimamente, chega a ser quase um alívio saber que um asteroide vai “só” passar raspando por aqui. Do tamanho de um porta-aviões (pois é!), o Asteroide 2005 YU55 é o maior objeto a se aproximar do nosso planeta em mais de trinta anos.

Quando dizemos que ele vai passar pertinho, dizemos pertinho em proporção ao universo, é claro – vai ser no máximo a uns 325.090 quilômetros da nossa superfície. A NASA calcula que esta menor distância acontecerá lá pelas 21h de hoje, e que ele não deixa de ser um “objeto potencialmente perigoso”.

Se alguma conta desse errado ou se acontecesse algum acidente de percurso (bate na madeira), o choque do asteroide com a Terra poderia causar uma explosão de 4 mil megatons e um terremoto de 7 graus de magnitude. Se caísse no oceano, a previsão também não seria boa: o impacto causaria um tsunami de 22 metros de altura num raio de 96km.

No entanto, a NASA faz questão de dizer que não há risco de colisão e que o único contato que teremos é o dele com as ondas dos radares da agência, que pretende reconstruir a forma da rocha. Ufa!